sexta-feira, 2 de abril de 2010

Planejamento

Planejamento de Ensino - Profª Heloísa Argento O planejamento do ensino é o planejamento das atividades das áreas do conhecimento ou das disciplinas. É também chamado planejamento didático. Este planejamento consta de três modalidades: •Plano de curso - É a previsão de todas as atividades escolares em uma área de estudo ou disciplina , durante o período letivo,correspondente a uma série. •Plano de unidade- representa uma forma de organização de programa, articulada a uma técnica de ensino •Plano de aula – é a previsão mais precisa possível quanto o conteúdo ou atividades didáticas que ativem o processo ensino-aprendizagem capaz de possibilitar ao aluno alcançar objetivos previamente estabelecidos. Caberá ao professor, para bem efetuar o seu planejamento de ensino saber: •A quem ensinar Relacionado com o tipo de aluno a que visa o ensino •Por que ensinar Relacionado com os objetivos da educação e da escola •O que ensinar Relacionado com o curso, a modalidade e o conteúdo a ser desenvolvido •Como ensinar Relacionado os recursos didáticos que o professor tem que utilizar para alcançar os objetivos que se propõe •Como avaliar a aprendizagem. Refere-se á maneira de obter dados a respeito da aprendizagem dos educandos e como avaliá-los Alguns dos objetivos do planejamento de ensino: •Precisar as metas que se deseja alcançar •Dar visão global e detalhada do ensino a ser levado a efeito; •Prever experiências de aprendizagem a partir das experiências anteriores dos alunos; •Propor trabalhos adequados ao tempo disponível; •Ajustar o ensino ás reais possibilidades dos alunos; • propiciar seqüências progressivas de aprendizagem; •Possibilitar o acompanhamento mais eficiente dos estudos •Dos alunos; • Promover, sempre que possível, integração das diversas áreas do estudo. Após a determinação de metas, objetivos e planejamento, vem a execução, constando de pré- requisitos, motivação, apresentação do conteúdo e elaboração. Pré- requisito- figura como elemento indispensável para o planejamento de ensino Motivação- é o trabalho de predispor os educandos para os trabalhos escolares Apresentação do conteúdo- é o momento inicial da realização de uma tarefa didática varia de acordo coma metodologia utilizada. E pode ser realizada de várias maneiras. Elaboração do conteúdo- consiste em os educandos trabalharem com o assunto apresentado. Nessa fase, realizam-se pesquisas, discussões, debates, exercícios, resumos etc. Elementos fundamentais na elaboração do conteúdo: a)Linguagem didática; b)Material didático; c)Métodos e técnicas de ensino; d)Direção de classe e disciplina. A avaliação é o momento importante do planejamento, porque é o que permite saber o que foi efetivamente ensinado e aprendido , propiciando a verificação das virtudes e falhas do processo, afim de melhorá-lo. Referência Bibliográfica: NERICI, Imideo G , Didática Geral – Ed. Atlas S.ª, 1989